Hoje é 20 de abril de 2024 13:57
Hoje é 20 de abril de 2024 13:57

Vilmar Mariano empossa 7 novos secretários: ‘Trabalhem muito por Aparecida’

Em evento concorrido com presença do ex-prefeito Gustavo Mendanha e do secretário estadual de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, prefeito pontuou que mudanças "são naturais" e que a gestão ganha reforço com novos auxiliares
Prefeito Vilmar Mariano empossa os novos integrantes do primeiro escalão da Prefeitura de Aparecida de Goiânia: “Fizemos mudanças pontuais para acelerarmos ainda mais nossa gestão” // Fotos: Claudivino Antunes/Enio Medeiros

O prefeito Vilmar Mariano empossou, nesta segunda-feira (3/7), os novos integrantes do primeiro escalão da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Realizado no Anfiteatro Cantor Leandro, o ato teve participação do ex-prefeito Gustavo Mendanha, do secretário estadual da Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, do ex-deputado federal João Campos e o deputado estadual Veter Martins, que ressaltaram a liderança de Vilmar Mariano, entre outros políticos.

Vilmar Mariano pediu dinamismo e resultado dos novos auxiliares, destacando que está fazendo uma minirreforma com o remanejamento de alguns e chegada de novos secretários. Foram empossados os secretários Valéria Pettersen (Meio Ambiente), Cláudio Everson (Relações Institucionais), Avelino Marinho (SMTA), Davi Mendanha (Desenvolvimento Urbano), Chanter Lane Pereira (Ação Integrada), Marcos Alcântara (Cultura) e Roberto Hidasi (Habitação).

“Foram escolhidos justamente porque possuem experiência para ocupar os respectivos cargos e por isso desejo sucesso em suas missões”, enfatizou Vilmar Mariano

“Creio que iremos ganhar um reforço grande na gestão e o pedido que fiz para cada um foi que trabalhe muito, acordando cedo e dormindo tarde em prol de nossa cidade”, acrescentou.

Segundo o prefeito, as substituições não representam descontentamento com o trabalho prestado pelos que deixam o secretariado ou são remanejados.

“Nossa determinação é de que os novos secretários trabalhem como os outros estavam trabalhando. Não estavam ruins, mas fizemos mudanças pontuais para acelerarmos ainda mais nossa gestão”, explicou.

Ao comentar as mudanças, Gustavo Mendanha, que renunciou ao cargo de prefeito em março do ano passado para disputar o Governo estadual, hipotecou seu “total respaldo” a Vilmar e disse que tem liberdade “de orientar e até criticar, se for preciso”

“Eu e Vilmar temos uma relação histórica. Ele me ajudou a virar presidente da Câmara, prefeito de Aparecida e eu faço questão de contribuir com a gestão dele”, ressaltou Gustavo Mendanha.

Joel Sant’Anna Braga, que no ato representou o presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy, e o deputado federal Adriano Avelar (PP), também exaltou a administração de Vilmar Mariano.

“O PP embarca em uma gestão séria, comprometida e que entrega resultado para a população. Chegamos pra somar ainda mais”, pontuou o auxiliar do governador Ronaldo Caiado.

Sobre os novos auxiliares, Gustavo Mendanha pontou que são nomes que vão agregar ainda mais ao quadro do município: “Junto com o prefeito Vilmar, vão melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em Aparecida”.

O deputado estadual Veter Martins também lembrou que mudanças periódicas são normais na administração pública. Segundo ele, cada um que deixou a administração contribuiu com a cidade. Sobre os novos auxiliares, ele prevê “muita disposição”.

Os ex-deputados federais Chico Abreu e João Antônio também prestigiaram o evento. Representaram a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, os vereadores Amendoim, Dyony Nery, Marcelo da Saúde, Isaac Martins, Arnaldo Leite, Sandro Oliveira e Hans Miller. Também participaram da posse os demais secretários da gestão, diretores, superintendentes e coordenadores.

Veja o perfil de cada secretário

Secretaria de Meio Ambiente

A vereadora licenciada Valéria Pettersen (MDB) assumiu a Secretaria de Meio Ambiente no lugar de Cláudio Everson, que foi remanejado para Secretaria de Relações Institucionais. Indicada pelo Republicanos do deputado federal Jefferson Rodrigues, é pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás e mestranda em Ciências da Educação pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan).

Em sua carreira profissional no poder público, já esteve na função de secretária municipal das pastas de Projetos e Captação de Recursos e de Educação, Cultura e Turismo em Aparecida de Goiânia (2008/2019), nas gestões do ex-prefeito Maguito Vilela e do prefeito Gustavo Mendanha.

Logo após ser eleita vereadora em 2020, foi convidada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e assumiu a Secretaria de Relações Institucionais por 1 ano e 9 meses. Voltou a atuar no parlamento aparecidense em dezembro de 2022 e se licenciou no início de junho para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Secretaria de Relações Institucionais

Indicação do deputado federal Professor Alcides (PL), Cláudio Everson, que estava na Secretaria de Meio Ambiente, é o novo secretário de Relações Institucionais, com a missão de buscar recursos junto aos governos estadual e federal. Além disso, irá coordenar a busca de emendas parlamentares dos deputados federais e estaduais.

Claudio Everson é formado em administração pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) com mestrado pela Faculdade de Brasília em desenvolvimento regional. Na vida pública, o novo secretário de Relações Institucionais já foi vereador e atuou como diretor na Prefeitura de Aparecida.

“Nosso sentimento é de renovação. Primeiro, quero dizer que deixei sementes que darão bons frutos na Secretaria de Meio Ambiente. Na verdade, esse movimento não é uma mudança e sim alternância. Vamos nos aproximar mais de Brasília em busca de recursos que possam ajudar no desenvolvimento da cidade”, disse.

Secretaria de Habitação

Indicado pelo presidente do partido Progressista, Alexandre Baldy, Roberto Hidasi é advogado formado pela Faculdade Anhanguera com especialização em Direito Administrativo. É membro titular do Fórum Permanente do Meio Ambiente do Estado de Goiás, diretor e presidente da Comissão do Meio Ambiente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), advogado ambiental da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Goiás e palestrante.

“Já trago uma notícia boa: dia 7, serão liberados 800 Cheques Sociais do Governo de Goiás. Temos também a programação do Minha Casa, Minha Vida, que será, sem dúvida, a chance de fazermos um programa de moradia para população de baixa renda de Aparecida”, antecipa Hidasi.

O vereador licenciado Bira Contador, que deixa a Secretaria de Habitação, vai continuar na equipe do prefeito Vilmar Mariano como secretário-executivo.

Secretaria de Cultura

O novo secretário de Cultura, Marcos Alcântara, assume a pasta no lugar de Erick Magalhães, assegurando que seu objetivo é “agregar valor” ao trabalho que era executado pelo antecessor.

“Me sinto muito honrado em poder servir o povo aparecidense”, destacou.

O novo auxiliar pontou ainda que vai trabalhar para manter bom relacionamento com o Governo Federal.

Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade

Avelino Marinho Sousa, indicado pelo ex-deputado federal João Campos, assume a Secretaria Executiva de Mobilidade, que voltará ao primeiro escalão com a aprovação da nova reforma administrativa a ser encaminhada à Câmara. Administrador e suplente de vereador, Avelino foi chefe de gabinete do ex-prefeito Gustavo Mendanha, secretário executivo de Movimentos Sociais, secretário de Cultura, secretário de Ação Integrada e já comandou a SMTA.

“Na SMTA, vamos dar continuidade ao trabalho que o secretário Sérgio Carvalho já está fazendo e, é claro, fazer novos investimento na mobilidade urbana, acessibilidade e, sobretudo, fazermos grandes investimentos na educação para o trânsito com o propósito de diminuir os índices de acidentes”.

Secretaria de Ação Integrada

Chanter Lane Pereira de Almeida é o novo secretário de Ação Integrada. Responsável, entre outras atribuições, pela realização do Mutirão de Aparecida, a secretaria é fundamental para o pleno funcionamento das estruturas da prefeitura em sintonia com o Gabinete do Prefeito.

Chanter é bacharel em teologia e pós-graduado em docência. Possuiu experiências na administração pública com passagem pela Prefeitura de Goiânia (2005/2007) e como assessor da Secretaria Estadual das Cidades (2009/2011).

Vice-presidente estadual do PRTB, disputou nas eleições de 2022 o cargo de deputado estadual e obteve 7.922 mil votos. Foi indicado para o cargo pelo presidente do PMB, Santana Pires.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Davi Mendanha Lorero é advogado e pós-graduado em Ciências Criminais, ex-procurador-geral da Câmara Municipal, ex-secretário do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), atuou na Agência Goiana de Regulação (AGR) e era secretário de Relações Institucionais até junho.

O novo secretário não participou da solenidade de posse por questões de saúde. Ele foi representado pela esposa, Sara Mendanha.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano é responsável, entre outras atribuições, pela coleta de lixo, iluminação pública, manutenção do paisagismo da cidade, varrição de ruas e outros serviços de conservação. O vereador Aldivo Araújo, que ocupava o cargo, retorna à Câmara.

Compartilhar em:

Notícias em alta