Hoje é 18 de abril de 2024 13:40
Hoje é 18 de abril de 2024 13:40

Vilmar empossa novo secretário de Segurança Pública e consolida apoio político à sua gestão

Indicação do PSB e ligado ao Governo federal, Tales de Castro prometeu empenho para aparelhar a pasta e a Guarda Civil Municipal com mais viaturas, equipamentos e recursos financeiros
Solenidade contou com presença de deputados e representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública: prefeito reconheceu legado de Roberto Cândido, que deixa a secretaria // Fotos: Rodrigo Estrela

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, empossou nesta sexta-feira (7/7) Tales de Castro no cargo de secretário municipal de Segurança Pública. Ele substitui o inspetor Roberto Cândido, da Guarda Civil Municipal, em mais um remanejamento feito para reforçar os quadros da gestão.

Tales de Castro chega à administração indicado por lideranças, inclusive do governo Lula, como o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ex-deputado federal Elias Vaz, presidente estadual do PSB.

Falando para um auditório lotado na Cidade Administrativa Maguito Vilela, o novo auxiliar elogiou o legado do antecessor e elencou três desafios prioritários de sua gestão. Segundo ele, sua administração buscará conquistar mais viaturas, equipamentos e recursos para aprimorar os serviços prestados pelos servidores da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

“Vocês, servidores, fazem esse trabalho cotidiano que tem tornado a Guarda Civil de Aparecida uma referência nacional”, discursou.

“Estou chegando nesse time para somar”, acrescentou Tales de Castro, que estava acompanhado do deputado estadual Karlos Cabral (PSB), de quem foi chefe de gabinete.

O deputado estadual Veter Martins (Patriota) também prestigiou a solenidade de posse. Ambos os parlamentares têm atuado na destinação de recursos, via emendas impositivas, para Aparecida de Goiânia.

O prefeito Vilmar Mariano também reconheceu a qualidade do trabalho da Secretaria de Segurança Pública e da GCM e disse que o governo Lula “tem trazido uma valorização muito grande para as Guardas Civis Municipais”. Entre essas ações, citou, o Ministério da Justiça tem articulado para fazer com que as Guardas Civis sejam reconhecidas na Constituição Federal como forças de segurança pública.

Vilmar classificou como “espetacular” a gestão do GCM Roberto Cândido na Secretaria de Segurança Pública. Cândido retribuiu o elogio.

“Foi um trabalho de continuidade da gestão Maguito Vilela, depois, Gustavo Mendanha e, agora, do prefeito Vilmar Mariano. A Guarda Civil, nesse tempo, teve uma desenvoltura jamais vista; é uma Guarda que está perto da comunidade”, acrescentou Cândido.

Roberto Cândido passa a atuar como secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que tem entre suas competências estabelecer o sistema de integração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e a Administração Pública Municipal, bem como identificar os principais fatos que influenciem na criminalidade e violência, a fim de propor soluções adequadas e efetivas às demandas.

Elias Vaz destaca biografia de novo secretário

A posse do novo secretário de Segurança Pública de Aparecida foi acompanhada por lideranças dos Poderes Executivo e Legislativo. Na ocasião, Elias Vaz ressaltou a biografia de Tales de Castro e a dedicação ao serviço público.

“A pessoa tem que saber que está aqui [no poder público] para defender a sociedade como um todo”, declarou o ex-deputado, que representou na cerimônia o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Estiveram presentes na posse também os vereadores Amendoim (PDT), Arnaldo Leite (MDB), Isaac Martins (Patriota), Sandro Oliveira (Cidadania) e Willian Panda (PSB).

Perfil – Mestre em História, Tales de Castro foi chefe de gabinete do deputado estadual Karlos Cabral (PSB) e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Trabalhou na Prefeitura de Goiânia como assessor na Secretaria Municipal de Mobilidade e na Secretaria de Governo. Prestou ainda serviço no Distrito Federal, igualmente na Segov. É casado e tem dois filhos.

Compartilhar em:

Notícias em alta