Hoje é 19 de maio de 2024 02:50
Hoje é 19 de maio de 2024 02:50

Trânsito de Goiânia tem três pontos de intervenções esta semana

Prefeitura fará, nesta terça-feira, bloqueio total da Avenida Castelo Branco e retoma, na quinta-feira, as obras de reconstrução asfáltica das avenidas 85 e Perimetral Norte
Com retomada da reconstrução asfáltica das avenidas 85 e Perimetral, CMTC orienta usuários de 11 linhas da Rede de Transportes Coletivos sobre mudanças de locais dos pontos de ônibus // Fotos: Walter Peixoto

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), retoma na próxima quinta-feira (2/5) as obras de reconstrução asfáltica das avenidas 85 e Perimetral Norte, duas vias fundamentais para o trânsito da capital. Com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), o tráfego nos trechos em obras será orientado por agentes e estarão sinalizados para evitar transtornos aos usuários dessas vias.

Na Avenida 85, cuja manutenção e revitalização do asfalto foram concluídas no dia 12 de março com a troca da capa asfáltica por uma nova e de qualidade, o trabalho das equipes consiste na recuperação de trechos que necessitam de reparo profundo e em frente aos 15 pontos de ônibus, com concretagem de pavimento rígido.

O prefeito Rogério reforça aos usuários que passam pela Avenida 85 para se prepararem, uma vez que os serviços de agora serão profundos e mais complexos.

“Teremos concretagem nas partes onde têm os pontos de ônibus, que serão concretadas com cerca de 22 centímetros de concreto com ferros para que seja uma base à altura do peso dos veículos. O trânsito então terá um impacto, mas o benefício para a população será muito grande”, disse o prefeito, ao acrescentar que esses locais precisam ser reforçados devido à frenagem dos ônibus.

Ao longo da obra, dividida em três trechos (da Praça Cívica até a Praça do Ratinho; de lá até a T-11 e da T-11 até a T-62), o trânsito será estreitado para uma faixa onde estiver ocorrendo a intervenção. Equipes da Secretaria de Mobilidade vão orientar o trânsito e sinalização indicativa será instalada no local. A estimativa é que todo o trabalho seja concluído até 30 de agosto. Os trabalhos situados nos cruzamentos serão realizados, prioritariamente, aos finais de semana, para diminuir os impactos nas vias que cruzam a Avenida 85.

“Em especial, no primeiro trecho nós teremos a necessidade de fazer o fechamento da Avenida para quem está no sentido Centro-bairros. Então, o condutor precisa ficar atento e evitar a Praça Cívica. Nossa equipe de engenheiros fez todo um estudo, um trabalho, divulgação de faixas aéreas, justamente para informar esses condutores o desvio que vai ter aqui”, diz o secretário executivo da SMM, Ciro Meireles.

Perimetral Norte terá tráfego na faixa reversa

Secretário executivo de Infraestrutura, Alexandre Garcês de Araújo, explica intervenções

Na Avenida Perimetral Norte, o trabalho também começa na quinta-feira (2/5), no trecho 4, que vai da Avenida Eurico Viana, no Jardim Diamantina (Posto Gato Preto) até o Viaduto Iris Rezende Machado, no cruzamento com a Avenida Goiás Norte. O desvio no local começa no feriado do Dia do Trabalhador (1º/5). Será utilizada faixa reversa e todo o trecho estará sinalizado antes do início das obras, que devem durar até 40 dias.

A reconstrução asfáltica da Avenida Perimetral Norte consiste na retirada total do asfalto existente (fresagem), recuperação da base da avenida e em alguns pontos, remendo profundo, para depois ser feita a colocação de cinco centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é a nova capa asfáltica.

Três trechos já foram concluídos: da Praça do Expedicionário, no Setor Santa Genoveva até o viaduto da rodovia GO-080; do viaduto até o Setor Goiânia 2 e de lá até o Viaduto Iris Rezende Machado, no Urias Magalhães.

Pontos de ônibus serão transferidos provisoriamente

Devido ao recapeamento da Avenida 85 no sentido Centro/Av. T-63, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) também preparou alterações nas linhas de ônibus durante o período de recuperação dos pontos. Ao todo, 11 linhas responsáveis por transportar 30 mil passageiros por dia serão afetadas. As áreas de embarque serão transferidas para a mesma posição na Avenida Cora Coralina, a cerca de 300 metros de distância do local usual. Indicações e informações para os usuários foram instaladas nos locais originais dos pontos e no aplicativo SiMRmtc.

“Ao fim desse primeiro trecho, os ônibus voltarão a circular na Avenida 85. No local em que ocorrerem as intervenções, o ônibus irá parar ou antes ou depois do ponto em obras”, explica a diretora de operações da CMTC, Áurea Pitaluga.

Linhas que terão os pontos de ônibus transferidos para a Av. Cora Coralina

004- T. Garavelo / Eixo T-9 / Centro;

008 – T. Veiga Jd. / Eixo 85 / T. Paulo Garcia;

017 – T. Cruzeiro / Centro / T. Paulo Garcia;

019 – T. Cruzeiro / T. Bíblia;

035 – T. Garavelo / Eixo T-63 / T. Paulo Garcia;

175 – T. Bandeiras / T. Bíblia – Via T-63;

277 – T. Cruzeiro / Pq. Amazonia / T. Paulo Garcia;

601 – Jd. Tiradentes / Centro; * Modo Operacional 04;

602 – Colina Azul II / Centro; * Modo Operacional 04;

603- Ind. Mansões / Centro / Via T-10; * Modo Operacional 04;

919 – T. Bíblia / Av. T-10 / T. Isidória – IDA

Viaduto da Av. Castelo Branco será interditado nesta -feira

Já nesta terça-feira, está programada outra intervenção no trânsito de Goiânia: acontece nesta terça-feira (30/4), véspera de feriado, a interdição total da Avenida Castelo Branco para a concretagem da base do tabuleiro do viaduto da Avenida Leste-oeste, próximo à região do Setor Campinas. A interdição está programada para começar às 7h, e deve durar até o final da tarde de quarta-feira (1º/5).

Os serviços consistem no lançamento de concreto com bombas específicas. Serão aplicados aproximadamente 180m³, o equivalente a 430 toneladas, de concreto na montagem da laje da plataforma superior. Serão necessários 15 dias para que haja a cura do concreto. Após isso, todos os andaimes que sustentam o suporte serão retirados. Nas próximas etapas, a programação prevê a concretagem do guarda-rodas e a execução das rampas em terra armada, do lado leste e oeste.

As faixas informando a interdição total serão colocadas nas proximidades da obra do viaduto antes do início dos trabalhos. Com a interdição, o trânsito sentido Centro-GO-060 (saída para Inhumas) será desviado na altura da Avenida Consolação-Avenida Anhanguera-Avenida Pirineus, voltando para a Avenida Castelo Branco.

No sentido contrário, GO-060-Centro, o desvio começa na Rua Itororó (sentido único)-Avenida Macambira-Avenida Consolação, retornando para a Avenida Castelo Branco. Todo trecho permanece com a sinalização vertical para orientação dos motoristas que passam regularmente pelo local.

Compartilhar em:

Notícias em alta