Hoje é 22 de maio de 2024 11:22
Hoje é 22 de maio de 2024 11:22

Senac lança 1º curso técnico de inteligência artificial de nível médio em Goiás

Com cerca de um ano e meio de duração, curso contará com parcerias de gigantes da tecnologia, como Nvidia, Microsoft e Google Cloud
Inscrições para seleção dos alunos vão até o dia 10 de maio e podem ser feitas no site da instituição go.senac.br // Fotos: Divulgação

O Senac Goiás lançou na última terça-feira (16/4) o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Senac Brasil, que será submetido ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação. A apresentação do curso foi feita no auditório da Fecomércio/GO, em Goiânia.

Para quem deseja aprender a tecnologia do momento, as inscrições para seleção dos alunos se estendem até 10 de maio. E se encontra disponível no site da instituição go.senac.br. A idade mínima para os candidatos é a partir de 16 anos, além de estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Após o término das inscrições, os instrutores do Senac entrarão em contato com os futuros alunos para agendar as entrevistas que darão a oportunidade aos interessados de ingressar no processo seletivo. Serão ofertadas 90 vagas, em turmas comerciais e gratuitas, sendo 30 vagas no período matutino, 30 no vespertino e 30 no período noturno.

O curso possui carga horária de 1.200 horas, ou seja, cerca de 1 ano e meio, podendo se estender, caso o aluno faça no período noturno. O custo é de 20 parcelas no valor de R$ 350. Para quem pagar com pontualidade, terá um desconto. Para se informar melhor sobre a política de descontos, principalmente as que são oferecidas aos comerciários, basta acessar o site da instituição e verificar as informações no rodapé da página.

Coordenador de programas finalísticos de tecnologia da informação do Senac Goiás, Stéfany Mendes Souza, durante lançamento do curso do Senac

Parceria com multinacionais renomadas

O curso contará com as parcerias de gigantes da tecnologia, como a Amazon Web Services (AWS), Nvidia, Microsoft, Red Hat e Google Cloud. A metodologia será 100% Hands On, ou seja, um método que torna o aluno protagonista do próprio aprendizado com experiências totalmente práticas. O aluno deverá desenvolver projetos em que é preciso criar, planejar e executar colocando a “mão na massa”.

Para o presidente do Sistema Fecomércio de Goiás, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, trata-se de mais uma solução inovadora que o Senac Goiás proporciona para os alunos.

“Estamos antenados no que o mercado exige de mais moderno e inovador, por isso o aluno que se formar no curso técnico de inteligência artificial terá muito mais segurança e preparo na hora de ingressar no mercado de trabalho”, destaca Baiocchi.

Segundo o diretor regional do Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o curso terá uma grade curricular técnica direcionada para que o aluno saia preparado para atender prontamente o mercado de trabalho.

“Vamos preparar o aluno por meio de uma infraestrutura tecnológica de ponta, instrutores altamente qualificados e parcerias com empresas locais e internacionais”, afirma.

Curso veio para preencher lacuna do mercado

Ao PORTAL NG, o coordenador de programas finalísticos de tecnologia da informação do Senac Goiás, Stéfany Mendes Souza, que há cerca de 20 anos trabalha com tecnologia, explica que algumas instituições já ofertam conhecimento em curso de inteligência artificial, como a Universidade Federal de Goiás, pioneiro a lançar estudos voltados a esta área no Estado, com o curso de bacharelado em Inteligência Artificial.

Mas, em nível médio profissionalizante, o Senac Goiás posiciona seu nome na história, como o primeiro do Brasil a oferecer o Curso Técnico de Inteligência Artificial de nível médio.

“É um curso muito promissor. E irá proporcionar ao aluno um desenvolvimento e conhecimento que vai fazer com que ele se destaque no mercado de trabalho. E foi justamente por causa do déficit no mercado desses profissionais, da lacuna e necessidade que existe hoje nesta área, que surgiu esse projeto. De alta qualidade e com preços acessíveis à comunidade”, ressalta Mendes.

O sistema a ser utilizado no curso será a Unidade de Processamento Gráfico – GPU Nvidia A16. Stefány explica que esta é uma poderosa solução para computação de alto desempenho, projetada para atender às demandas mais exigentes em termos de processamento gráfico e computação paralela.

“Com uma arquitetura avançada e recursos inovadores, a GPU A16 oferece um desempenho excepcional em uma ampla variedade de aplicações, desde visualização 3D até aprendizado de máquina e inteligência artificial. Inicialmente temos a pretensão de adquirir três GPUs, que serão instaladas em servidores de alto desempenho, onde o seu fabricante será parceiro homologado pela NVidia. Inicialmente estamos negociando com os fornecedores: Dell LenNovo, Nutanix e Vonk”, explica.

O Senac Goiás irá adquirir inicialmente três soluções destas. O coordenador explica que a solução (GPU + Servidor) “é extremamente necessária para a execução do curso, já que possibilitará ao aluno aplicar os algoritmos de Inteligência Artificial para as suas respectivas aplicações em: redes neurais artificiais, Machine Learning, Deep Learning, processamento de linguagem natural, visão computacional, dentre outras unidades curriculares do curso”.

“Vale ressaltar que as inscrições estão abertas. Mas ela não garante a vaga ao aluno, pois ele terá que passar pelo processo seletivo. Vamos ter alunos do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Estes terão que estar dentro das normativas e requisitos exigidos pelo PSG. Iremos em breve lançar o edital”, anuncia o coordenador.

Compartilhar em:

Notícias em alta