Hoje é 20 de abril de 2024 13:36
Hoje é 20 de abril de 2024 13:36

Rogério Cruz assina termo para instalação de lâmpadas de LED em praças de Goiânia

Ao todo, 14 espaços de lazer receberão nova iluminação; a prefeitura ainda vai instalar 180 mil pontos de iluminação de LED na capital
Foco principal é a preservação do meio ambiente e a criação de hábitos racionais, no que se refere a utilização dos recursos energéticos | Fotos: Jucimar de Sousa

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Equatorial, empresa de distribuição de energia, para a instalação de iluminação de LED em 14 praças da capital. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (14/6).

De acordo com Rogério Cruz, a administração atua para que Goiânia se torne uma cidade cada vez mais sustentável.

“Estamos trabalhando para que Goiânia seja uma cidade cada vez mais sustentável. Esse é mais um projeto sobre sustentabilidade, e escolhemos as praças porque são locais de muito movimento no período noturno. Das 14 praças iniciais, podemos estender para um número maior. Temos 83 projetos de novas praças em andamento, fora os parques espalhados pela capital”, afirmou Rogério Cruz.

O prefeito também explicou que, em paralelo ao projeto em parceria com a Equatorial, o município continua trabalhando na troca da iluminação pública em 180 mil pontos da cidade. 

“Os residenciais Aquarius 1 e 2 estão com a iluminação completamente em LED. No Setor Jaó, praticamente 80% dos pontos já estão com essa tecnologia. A prefeitura também implantará novos pontos nos locais que passam por intervenção no asfalto”, disse Rogério Cruz.

Segundo o coordenador de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Goiás, Adriano Faria, m a gestão do prefeito Rogério Cruz está alinhado com as práticas modernas de eficiência energética. 

“O projeto da prefeitura demonstra o compromisso com a sustentabilidade e está alinhado com a agenda 2030. A eficiência energética promove impactos ambientais menores, como a redução de emissões de CO2, e gera economia na fatura de energia, que pode ser direcionada para outros programas sociais do município”, destacou Adriano Faria.

O secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, explicou que a implantação de um modelo de eficiência energética foi uma determinação do prefeito Rogério Cruz. 

“Estamos empenhados em tornar nossa cidade uma referência em eficiência energética, com mais de 180 mil pontos de iluminação de LED concluídos na cidade até o final da gestão. Essa foi a determinação do prefeito e estamos trabalhando diariamente, incluindo finais de semana e feriados, para atingir esse objetivo”, ressaltou Denes Pereira.

Para o secretário de Prioridades Estratégicas (EPE),  Everton Schmaltz, a prefeitura tem buscado dar agilidade aos programas tecnológicos.

“Temos sido rápidos na execução para que os benefícios sejam alcançados rapidamente pelos cidadãos. Estamos trabalhando com tecnologia em diversas áreas e buscando melhorias, inclusive para que Goiânia avance dentro da ideia de Cidade Inteligente”, pontuou Everton Schmaltz.

Objetivo é reduzir os custos de consumo de energia elétrica

O Projeto de Eficiência Energética é um conjunto de medidas bem definidas que, quando implantadas, levarão a uma redução, previamente determinada, dos custos de consumo de energia elétrica de uma empresa ou empreendimento, mantendo-se os níveis de produção e da qualidade do produto final.

O objetivo é oportunizar a troca de equipamentos elétricos convencionais por outros de melhor desempenho energético, incentivar o desenvolvimento de soluções que agreguem inovação e sustentabilidade, e promover ações educacionais e pedagógicas.

O foco principal é a preservação do meio ambiente e a criação de hábitos racionais, no que se refere a utilização dos recursos energéticos. A empresa irá utilizar equipamentos da Seinfra durante a execução do projeto.

Praças beneficiadas pelo programa de eficiência energética:

-Praça (Cidade Jardim)

-Praça C-110

-Praça C-7

-Praça C-8

-Praça da Avenida Ephraim de Morais

-Praça da Rua GB 28

-Praça da Rua SR 2

-Praça da Rua U 58

-Praça Dom Prudêncio

-Praça Princesa Izabel

-Praça Rodrigues M. Filho

-Praça Romão Cícero

-Praça Santíssimo Redentor

-Praça Washington 

Compartilhar em:

Notícias em alta