Hoje é 22 de maio de 2024 10:41
Hoje é 22 de maio de 2024 10:41

Prêmio do Sebrae reconhece iniciativas das prefeituras goianas

Entre as homenageadas que passam para a etapa nacional estão Aparecida de Goiânia, nas categorias Sala do Empreendedor e Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, e Bela Vista de Goiás, pelo Festival da Mandioca
Cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Foto: Rodrigo Estrela

A 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora aconteceu nesta quinta-feira (04), reconhecendo as boas práticas das prefeituras de Goiás e selecionando as ações que seguem para a etapa nacional. O evento reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre secretários, prefeitos e representantes da sociedade civil, para prestigiar os 79 projetos dos 51 municípios inscritos.

Antes de anunciar os vencedores, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, falou sobre a importância dessa iniciativa, que busca identificar e valorizar as conquistas locais das prefeituras que contribuem para um futuro mais próspero, inclusivo e resiliente no país.

“Quero renovar com cada prefeitura meu compromisso e disposição para trabalharmos juntos como municipalistas que somos, com os programas do Sebrae, bem como a discussão dos desafios e novas soluções”, comentou Décio Lima, reafirmando a parceria do Sebrae com os municípios.

O Diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, explica que a premiação é um estímulo para que cada vez mais gestores possam investir em trazer benefícios para suas cidades. “São temas de muita relevância, como desburocratização, educação empreendedora, turismo, sustentabilidade, entre outros, que agregam valor e contribuem com o desenvolvimento local”, disse o diretor.

Adriano da Rocha Lima, secretário Geral de Governo, representou o governador Ronaldo Caiado no evento e elogiou a iniciativa, afirmando que uma boa gestão, aliada à capacitação e a uma liderança forte, são as bases para mudar o país.

“Goiás é hoje um dos estados que mais cresce no Brasil, com um PIB de R$ 6,4 bilhões, o dobro do crescimento do PIB nacional. Isso mostra a potencialidade que o nosso estado tem. Se trabalharmos em parceria com os diversos segmentos da sociedade, públicos e privados, de forma engajada, conseguiremos efetivamente transformar esse estado não só em qualidade de vida, mas em geração de empregos”, afirmou o secretário de Governo.

Confira algumas das prefeituras vencedoras

Aparecida de Goiânia

Prefeito Vilmar Mariano recebendo o prêmio do Sebrae Foto: Rodrigo Estrela

Um dos destaques da noite foi Aparecida de Goiânia, que conquistou o primeiro lugar nas categorias Sala do Empreendedor e Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, classificando-se para a etapa nacional do prêmio Sebrae.

A Casa do Empreendedor foi uma das iniciativas reconhecidas no evento. O espaço consiste em um ponto de apoio para os microempreendedores que pode auxiliar com a abertura do Microempreendedor Individual (MEI) e diversos outros serviços. O outro prêmio recebido foi em favor do Comitê Permanente de Desburocratização (CPD), um colegiado que sugere ao município formas de facilitar a prestação de serviços pelas empresas.

Bela Vista de Goiás

Nárcia Kelly, prefeita de Bela Vista de Goiás recebendo o prêmio de Empreendedorismo Rural Foto: Rodrigo Estrela

A cidade foi premiada em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo Rural e em segundo lugar em Turismo e Identidade Territorial, com o projeto que mostra os impactos positivos do Festival da Mandioca. A iniciativa valoriza a agricultura familiar, gastronomia, turismo e o comércio local.

Nárcia Kelly comemorou a vitória e falou sobre a importância de ações como essa no município. “Graças aos incentivos e programas voltados à agricultura familiar criados na nossa gestão, hoje temos muitas famílias que já não mais apenas sobrevivem na roça, mas empreendem no campo. Isso faz toda a diferença. Gera oportunidades e dignidade para essas famílias e crescimento para todo o município”, explicou a prefeita.

Senador Canedo

Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, recebendo o prêmio de Empreendedorismo na Escola. Foto: Rodrigo Estrela

O projeto MOV-EJA rendeu a Senador Canedo o prêmio na categoria Empreendedorismo na Escola. A iniciativa tem a intenção de incentivar os estudantes a apresentarem bens, produtos e serviços que são feitos por eles para que a sociedade possa conhecer esse trabalho.

O prefeito Fernando Pellozo afirmou que está sempre buscando soluções inovadoras para desenvolver ações ligadas à economia, novos negócios, desenvolvimento humano e geração de riqueza no município. “Através de nosso projeto, nossos alunos foram encorajados a abrir seu próprio negócio e a buscar consultorias e informações de logística e de manutenção do seu empreendimento. Para a gente, é gratificante ser reconhecido por essa iniciativa inovadora que beneficia tantos alunos e tantas famílias”, comentou o administrador.

Compartilhar em:

Notícias em alta