Hoje é 19 de maio de 2024 01:44
Hoje é 19 de maio de 2024 01:44

Prefeitura de Goiânia envia ajuda médica e doações ao Rio Grande do Sul

Equipe composta por servidores da Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil e Meio Ambiente se desloca nesta quinta-feira, com viaturas e caminhões com donativos
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, gradecer a solidariedade e apoio dos servidores, parceiros e toda a população que contribuiu com doações às vítimas das enchentes // Fotos: Jucimar de Sousa

A Prefeitura de Goiânia envia, nesta quinta-feira (9/5), comitiva composta por 25 servidores da Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil e Meio Ambiente para auxiliar as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A partida será do Paço Municipal, às 7h.

A prefeitura arrecadou cerca de 40 toneladas de alimentos não perecíveis, água, roupas, cobertores, ração, fraldas, dentre outros itens.

“Como gestor da nossa capital, Goiânia, é gratificante saber que temos condições e oportunidade de ajudar tantas pessoas que estão sofrendo, precisando de uma mão amiga. Gratidão a todo o povo goianiense que colaborou conosco”, destacou o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), na tarde desta quarta-feira (8/5), ao agradecer o apoio dos servidores, da Câmara Municipal, parceiros e toda a população que contribuiu com doações.

Os médicos, enfermeiros, veterinários e agentes da Defesa Civil e da Guarda Civil serão transportados em sete viaturas e van. Além do auxílio técnico com pessoal, também serão enviadas as doações arrecadadas pela campanha feita pela Prefeitura de Goiânia em quatro caminhões baú.

De acordo com informações do local, para além do auxílio às vítimas que necessitam de alimentos e material de limpeza, existe a preocupação com doenças como a leptospirose, transmitida pelo contato com a urina de rato. Por isso, a cidade de Goiânia envia veterinários especialistas no controle dessa zoonose, além de médicos, enfermeiros e o pessoal que auxilia em situação de resgate.

Em contato com a gestão municipal, o governo gaúcho informou sobre a demanda por profissionais da Saúde. Esses da comitiva de Goiânia são referência em auxílio a pessoas resgatadas durante as enchentes e vão auxiliar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde.

Solidariedade de servidores

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mobilizou seus servidores e arrecadou, em menos de 24 horas, 15 toneladas de donativos. Dentre os itens recebidos estão 50 colchões novos, 400 cestas básicas completas, 500 cobertores e 650 fardos de água, alimentos diversos, produtos de higiene pessoal como sabonete, creme dental, shampoo, absorventes, fraldas, agasalhos, roupas de cama, toalhas e materiais de limpeza.

O prefeito Rogério visitou, na manhã desta quarta-feira (8/5), a empresa Paulin Troca de Óleo, que arrecadou uma grande quantidade de donativos e que serão enviados junto com a comitiva, nesta quinta-feira (8/5).

Câmara Municipal inicia arrecada donativos

Também em auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Câmara Municipal de Goiânia inicia, nesta quinta-feira (9/5), campanha de arrecadação de donativos. Realizada em parceria com a Prefeitura de Goiânia, a campanha ficará restrita à arrecadação de cobertores, colchões, colchonetes, travesseiros, roupas de cama em geral, fraldas, roupas íntimas, absorventes e ração para pets. Os artigos foram definidos após mapeamento das necessidades da população atingida.

O ponto de coleta dos donativos será instalado no Hall de Entrada da Câmara.

“A Câmara de Goiânia manifesta seu profundo pesar pelas vidas perdidas na tragédia no Rio Grande do Sul. Vamos nos unir com Goiás e com o Brasil nesta corrente de solidariedade pela população atingida, arrecadando donativos que serão enviados ao povo gaúcho”, afirma o presidente da Casa, vereador GCM Romário Policarpo (PRD).

Compartilhar em:

Notícias em alta