Hoje é 18 de abril de 2024 15:01
Hoje é 18 de abril de 2024 15:01

Prefeitura de Aparecida realiza mutirão neste fim de semana no setor Expansul

População tem acesso a mais de 100 tipos de atendimento; além disso também estão disponíveis 80 castrações para cães e gatos
Mutirão de Aparecida de Goiânia acontece nesta sexta e sábado no setor Expansul | Fotos: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia disponibiliza, nesta sexta-feira (25/8), das 8h às 16h, e neste sábado (26/8), das 8h às 13h, mais de 100 tipos de serviços aos moradores da região do Setor Expansul. O mutirão acontece na Escola Municipal Camila Scaliz Figueredo.

Na oportunidade são oferecidos à população, exames de oftalmologia, consulta com odontologia, ultrassonografia, aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros.

Além desses serviços, a prefeitura também oferece emissão de documentos, como RG, Passaporte do Idoso, Cartão Família para o transporte coletivo, cadastramento ou atualização do CadÚnico, encaminhamento para o mercado de trabalho, assistência jurídica e social, bem como atividades culturais e artísticas.  

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, destacou a importância da frente de serviços. 

“O mutirão quando chega na região, ele transforma a região. Nós chegamos na segunda-feira e só vamos sair só amanhã a tarde”, disse Vilmar Mariano.

“Hoje temos uma coisa nova que implantamos aqui que é a castração de pets. Nós estamos fazendo o melhor do poder público para o povo dessa cidade”, completou o prefeito.

Segundo a gestão, desde o início desta semana a região com 14 bairros recebe serviços essenciais, como limpeza de lotes baldios e canteiros de avenidas, poda de árvores, limpeza de bocas de lobos, sinalização de trânsito, troca de lâmpadas, tapa buraco, entre outras ações que levam qualidade de vida e segurança para mais de 50 mil moradores. 

O vereador Roberto Chaveiro esteve presente no mutirão e destacou que toda a região Leste de Aparecida está em festa.

“Hoje toda a região Leste está em festa. É uma região que precisa muito da ação do poder público e ficamos felizes. Nosso agradecimento ao prefeito por lembrar da nossa região leste. É a primeira vez que tem um evento aqui no Expansul”, pontuou Roberto Chaveiro.

Castração de cães 

Essa é a primeira vez que o mutirão também disponibiliza o programa de castração social, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida e ONG Vila Pop. É necessário fazer a inscrição para participar da lista de castração. 

Os cães serão castrados mediante inscrição prévia e avaliação médica do animal. Serão 40 castrações na sexta e 40 no sábado. Uma informação importante é que o tutor do animal deve possuir CadÚnico. 

Outros quesitos são: é obrigatório que o animal (cão, gato) seja identificado como SDR (sem raça definida), popularmente conhecido como vira-lata; tenha entre 5 meses e 5 anos de idade; não esteja em processo de tratamento de saúde e nem ter sido vacinado a menos de 15 dias e, para os cães, é necessário estar de coleira durante a cirurgia de castração.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade afirma que o animal deve estar com seis horas de jejum, e passará pela avaliação dos médicos veterinários, com a identificação, pesagem e coleta de sangue para certificar os animais aptos ao procedimento cirúrgico. 

Após a cirurgia é recomendado que o animal utilize proteção para os pontos, com o intuito de não contaminar a ferida.

Compartilhar em:

Notícias em alta