Hoje é 20 de abril de 2024 14:08
Hoje é 20 de abril de 2024 14:08

Prefeitura de Aparecida inicia semana de força-tarefa da limpeza  

Operações acontecerão em várias regiões do município; ação faz alusão ao Dia Mundial da Limpeza, 16 de setembro, realizado simultaneamente em 191 países; confira a programação
Prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano: “É necessário e fundamental que a população seja parte deste conjunto, tendo consciência do descarte correto de lixo, resíduos e eletrodomésticos” // Foto: Rodrigo Estrela

A prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), iniciou nesta segunda-feira (11/9), no Jardim Maria Inês, uma força-tarefa para recolher lixo, entulho e outros resíduos. As ações ocorrerão de hoje até sexta-feira (15/9), em alusão ao Dia Mundial da Limpeza. Comemorado dia 16 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza. Essa ação é realizada em 191 países por governos municipais, estaduais e federais.

A força-tarefa dispõe de 20 tratores, 4 máquinas com pá carregadeiras, 16 caminhões do tipo caçamba e 250 servidores. Uma grande limpeza foi realizada na região da Alameda Antônio Alves Neto, próximo à antiga Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Já nas primeiras horas da ação, as equipes da SDU haviam recolhido toneladas de entulho, lixo, materiais orgânicos e outros resíduos, que encheram dezenas de caminhões.

O prefeito, Vilmar Mariano (MDB), salientou sobre a importância de os moradores também colaborarem na conservação dos espaços públicos da cidade.

“A obrigação de manter uma cidade limpa parte de nós como poder público, mas também é necessário e fundamental que a população seja parte deste conjunto, tendo a consciência do descarte correto de lixo, resíduos e eletrodomésticos”, enfatizou o prefeito.

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha, que coordenou o início da força-tarefa, elencou que o descarte irregular de resíduos nas ruas traz vários prejuízos para os moradores, comprometendo a saúde pública, o bem-estar e a segurança da população.

“Todo o nosso efetivo está empenhado na limpeza das áreas críticas da cidade. Essa é uma oportunidade também de conversar com as pessoas para que elas se conscientizem sobre como e onde descartar corretamente o seu lixo”, ressaltou.

 Davi Mendanha explicou ainda que o cidadão que realiza descarte irregular de lixo e entulho, está sujeito a multa.

“Temos que conscientizar a população, mas o poder público deve agir de maneira coercitiva, apreendendo, por exemplo, veículos que realizam descartes irregulares de lixo e entulhos. Estamos em união com a secretaria de Meio Ambiente e a fiscalização urbana, para atuar também de maneira educativa, além das multas, em caso de irregularidades”, afirmou o secretário, que ainda concluiu, “As empresas também são conscientizadas e notificadas quanto a forma correta de descarte de lixos, resíduos e entulhos”.   

O empresário Carlos Alberto Brasiliano, morador do Jardim Maria Inês, comentou que, só neste ano, é a sétima vez que máquinas e equipes da prefeitura vão ao local para recolher lixo e entulho, e que, além do problema visual do lixo, gera impactos ambientais seríssimos.   

“Além do prejuízo visual aqui, a água contaminada que desce daqui vai toda para a rede pluvial, ou seja, dá um problema ambiental seríssimo porque aqui tem muitos produtos tóxicos, e temos nascentes próximas”, pontuou Carlos Alberto.

A vereadora, Camila Rosa (PSD), esteve presente no início da força-tarefa e destacou a importância deste trabalho realizado pela prefeitura de Aparecida, principalmente em relação ao impacto ambiental negativo gerado por lixos descartados de forma incorreta em locais não apropriados.

“Lixos jogados incorretamente tem prejudicado toda a cidade, principalmente o nosso meio ambiente. Essas ações são muito importantes para combater isso. Faça você também a sua parte ajudando nosso meio ambiente a se recuperar e a sobreviver. Somente a conscientização de todos pode mudar de fato essa realidade”, conclamou a parlamentar aparecidense.    

Nesta semana, os servidores da SDU percorrerão os bairros mais carentes da cidade distribuindo sacos de lixo para os moradores com orientação de armazenamento de resíduos. E, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, serão recolhidos materiais recicláveis e eletrônicos. Eles serão destinados a cooperativas e empresas parceiras.

Confira a programação

Segunda-feira (11/9): limpeza da área no entorno da antiga ETE do Jardim Maria Inês.

Terça-feira (12/9): limpeza de uma área no Jardim dos Ipês, às margens da rodovia GO-040.

Quarta-feira (13/9): retirada de lixo e entulho de uma área na entrada do Jardim Imperial.

Quinta-feira (14/9): serviços de limpeza e manutenção na Rua X64, no Setor Tocantins.

Sexta-feira (15/9): limpeza de uma área na Rua Pires, no Jardim Nova Era.

Na sexta-feira, será realizada uma blitz educativa para conscientizar os motoristas e moradores sobre a importância do descarte correto de lixos e entulho.

Compartilhar em:

Notícias em alta