Hoje é 20 de abril de 2024 14:35
Hoje é 20 de abril de 2024 14:35

Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança aplicativo para agendamento de consultas

Recurso está disponível para Android e permite marcar consultas com clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista e retorno com especialistas
Interessados devem baixar o app e inserir os dados solicitados para login de novos usuários | Foto: Divulgação Secom

A partir desta terça-feira (13/6), moradores de Aparecida de Goiânia podem agendar consultas com clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista pelo aplicativo Saúde Aparecida, já disponível na Play Store para download em aparelhos com sistema Android.

O recurso permite ainda que os moradores agente o retorno com médico especialista, dá acesso ainda aos atestados médicos emitidos nas três UPA´s da cidade (Brasicon, Buriti e Flamboyant) e possibilita o agendamento de testes para diagnóstico da Covid-19.

Segundo o prefeito Vilmar Mariano, o aplicativo foi lançado para dar mais acessibilidade aos moradores à saúde do município.  

“Existiam várias reclamações sobre o 0800 (Teleconsulta). Nós estamos dando mais uma oportunidade para as pessoas do município, que as pessoas possam ter mais acessibilidade à saúde do município”, conta.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, informa que os agendamentos realizados diretamente nas unidades de saúde e via telefone (0800-646-1590) continuam. 

“Nós ampliamos a capacidade de atendimento e hoje são ofertadas cerca de 90 mil consultas mensais. Os usuários do SUS podem realizar os agendamentos tanto presencialmente, nas unidades básicas, quanto por telefone e agora com o aplicativo.”

Interessados devem baixar o app e inserir os dados solicitados para login de novos usuários (CPF, e-mail e número de celular) e em seguida criar uma senha. Se for necessário atualizar o cadastro do usuário no sistema de saúde de Aparecida, ele receberá uma mensagem automática de orientação. 

A atualização pode ser feita em qualquer uma das 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade, basta apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de endereço. Em até 24h após a atualização já será possível concluir o login no aplicativo e acessar todos os benefícios do app, que nos próximos 60 dias estará disponível para o sistema IOS.

Ainda de acordo com o secretário Alessandro, a média de atendimento para a consulta será de sete dias e a proposta com o aplicativo é criar alertas para o paciente ser avisado da consulta ou remarcar e abrir a vaga para outro paciente. 

“A saúde de Aparecida vai caminhar para a tendência mundial que é a saúde digital. Nós trabalhamos com uma média de agendamento de sete dias para diminuir a ausência do paciente ao consultório. Hoje, historicamente, mostra que o paciente se ausenta quando alonga a agenda porque acaba esquecendo. Se precisar nós vamos aumentar ou encurtar, dependendo da demanda”, detalha.

Prefeito quer criar um Centro Oncológico e uma Maternidade em Aparecida

 Durante lançamento do aplicativo Saúde Aparecida, o prefeito Vilmar Mariano falou com a imprensa e em entrevista coletiva falou sobre alguns projetos e investimentos feitos na saúde da cidade. 

Segundo o gestor, a meta é fazer um Centro Oncológico e uma maternidade na cidade. 

“Estamos estudando a possibilidade de fazer um centro oncológico no Centro Clínico e adquirir um hospital para a gente fazer uma Maternidade na cidade”, ressalta.

O secretário municipal de saúde conta ainda que está fazendo uma força-tarefa para reduzir a fila de espera para consultas com especialistas. 

“Hoje, a realidade é que a gente faça a porta de entrada pela atenção primária, as especialidades são para a central de regulação. Estamos fazendo uma força-tarefa para reduzir a fila de espera e também avançar na telemedicina para aumentar a funcionalidade”, informa. Ainda segundo ele, em breve o paciente terá acesso ao prontuário através do aplicativo.

Compartilhar em:

Notícias em alta