Hoje é 22 de maio de 2024 10:29
Hoje é 22 de maio de 2024 10:29

Prefeitura de Anápolis promove mutirões de cirurgias de laqueaduras e vasectomias

Os interessados em fazer o procedimento em 2024 devem ter 21 anos ou mais e possuir mais de dois filhos vivos. Ano passado 293 pessoas foram atendidas no município
Em 2023, o município registrou 455 pedidos deste tipo de cirurgia e realizou 293 procedimentos entre as duas modalidades contraceptivas

No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Anápolis, em Goiás, registrou avanço no acesso aos métodos contraceptivos definitivos. De acordo com informações da pasta, foram realizadas 293 cirurgias de laqueadura e vasectomia como parte do programa de planejamento familiar, buscando promover o acesso igualitário a esses procedimentos para contribuir com a saúde reprodutiva da população.

Em 2023, foram abertos 445 processos para os procedimentos, sendo 134 para laqueadura e 311 para vasectomia. Destes, 60 cirurgias de laqueadura e 233 de vasectomia foram realizadas. O acesso aos procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) requer uma triagem realizada pela Semusa, conforme a Lei Federal nº 9.263/1996 sobre planejamento familiar. A triagem ocorre no CAIS Mulher, com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, ginecologistas e urologistas.

A triagem envolve atendimento por assistente social e psicólogo para abertura do processo, seguido por agendamento e consulta com médico-cirurgião, ginecologista e urologista. Após os exames necessários, o médico emite a autorização de internação hospitalar, inserida no sistema de regulação pelo CAIS Mulher. O paciente, então, aguarda o contato do hospital para a realização da cirurgia.

Os interessados em abrir um processo para uma das duas cirurgias precisam atender a critérios como ter 21 anos ou mais e mais de dois filhos vivos, além da apresentação de cópias de RG, CPF, cartão SUS, comprovante de endereço e certidão dos filhos vivos. Os pedidos podem ser feitos a qualquer momento na rede pública de saúde do município, em fluxo contínuo.

Compartilhar em:

Notícias em alta