Hoje é 16 de abril de 2024 10:35
Hoje é 16 de abril de 2024 10:35

Prefeitura de Anápolis construirá hospital com 86 leitos no Residencial Leblon

Com investimentos de R$ 11 milhões a obra terá 64 leitos de internação de adultos, 10 infantis e 12 provisórios e de isolamento. Área construída será de mais de 2.500 metros
A nova unidade ainda será o local adequado para pacientes que necessitam de internação no pré e pós-operatório, o que vai proporcionar uma maior rotatividade e otimização na realização das cirurgias eletivas no Alfredo Abrahão. / Foto: Secom Anápolis

Atender a população nas demandas de urgência e emergência na área da Saúde tem sido um compromisso prioritário da gestão do prefeito Roberto Naves em Anápolis. Na última quinta-feira (15), o gestor assinou uma ordem de serviço para construção de uma unidade hospitalar inovadora para receber pacientes que necessitam de internação de baixa e média complexidade. Trata-se do novo Hospital Municipal do Leblon que terá um investimento na ordem de R$ 11 milhões de reais e que tem previsão de ser construído em seis meses. A nova unidade hospitalar faz parte do Anápolis Investe, projeto de reestruturação da saúde no município iniciado em 2019.

“Mais da metade das pessoas que hoje procuram as UPAs Alair Mafra e Pediátrica e que precisam de internação possuem perfil para esse novo local, que vem resolver de forma definitiva o problema de leitos para estes pacientes. Com isso vamos desafogar essas unidades que são porta de entrada na cidade”, explicou o prefeito.

A nova unidade ainda será o local adequado para pacientes que necessitam de internação no pré e pós-operatório, o que vai proporcionar uma maior rotatividade e otimização na realização das cirurgias eletivas no Alfredo Abrahão. “Antes não tínhamos cirurgias realizadas no próprio município. Agora temos o Alfredo Abrahão que realiza mais de 400 por mês e que, com a construção do Hospital Municipal do Leblon, vai conseguir absorver mais cirurgias, dobrando sua produtividade conforme a demanda”, ressaltou Naves.

O chefe do executivo disse ainda que a obra utilizará uma tecnologia inovadora no setor de construções hospitalares, que é a técnica de PVC em concreto. Além de garantir mais agilidade, é ecologicamente correta por não deixar resíduos. “Fomos a Recife conhecer esse tipo de construção e vimos de perto essa tecnologia inovadora que oferece mais rapidez na execução e excelência na obra como um todo. Para se ter uma ideia dessa tecnologia, o tempo para a construção de uma obra desse porte é reduzido a um terço”.

Roberto Naves acrescentou que essa obra faz parte do projeto de reestruturação da saúde iniciado em Anápolis em 2019, que proporcionou ações como a abertura da UPA Pediátrica, a criação do ZAP da Saúde, a construção do Alfredo Abrahão e a construção de sete unidades de saúde, incluindo a do Leblon. Esse ponto também foi reforçado pela secretária municipal de Saúde, Elinner Rosa. “A unidade (de saúde do Leblon), devido à sua estrutura, está abrigando o centro de internação com 31 leitos, mas com a construção do hospital, toda a região do Leblon volta a ser atendida pela unidade básica”, completou.

Elinner Rosa também destacou que a obra será um marco na saúde pública, oferecendo um local totalmente adequado para pacientes que necessitam de internação e com o atendimento de qualidade. “Nossa prioridade sempre vai ser o paciente”, frisou.

Estrutura

O Hospital Municipal do Leblon terá 86 leitos de internação, sendo 64 adultos, 10 infantis e 12 provisórios e de isolamento. São mais de 2.500 metros quadrados de área construída, constituindo quatro blocos (reabilitação, recepção e administrativo; serviço; apoio médico e terapêutico; e enfermarias).

Esse complexo vai abrigar salas de triagem, exames curativos e prescrição médica; as enfermarias; repouso clínico, reabilitação, consultório de fisioterapia, central de abastecimento farmacêutica; farmácia, refeitório, área de higienização, salas administrativas, banheiros, vestiários e estacionamentos, além de área externa.

Compartilhar em:

Notícias em alta