Hoje é 16 de abril de 2024 09:59
Hoje é 16 de abril de 2024 09:59

Prefeito Marden Júnior realiza audiência pública para lançamento da revisão do Plano Diretor

Iniciativa elabora planos de habitação, mobilidade, saneamento básico e revisão da legislação urbanística complementar; Evento também marcou abertura do mês de comemoração dos 103 anos da cidade
Prefeito de Trindade, Marden Júnior: “Temos que pensar Trindade 50 anos à frente, independentemente de quem esteja no comando // Secom/Trindade

A prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, realizou, nesta terça-feira (1º/8), reunião pública para lançamento da revisão do Plano Diretor, elaboração dos planos de habitação, mobilidade, saneamento básico e revisão da legislação urbanística complementar. O evento marcou também a abertura do mês de comemoração dos 103 anos da cidade, que aconteceu no Plenário Hilton Monteiro da Rocha, na Câmara Municipal.

Durante o evento, o prefeito Marden Júnior pontuou que o Plano Diretor de Trindade é um planejamento para os próximos 50 anos do município.

“Queremos planejar agora para que a população do futuro não sofra como acontece em grandes cidades e até polos turísticos. Em Trindade, vamos organizar para que isso aconteça de forma organizada, e que sejamos referência em planejamento”, elencou o gestor.

“Temos que pensar Trindade 50 anos à frente. Independentemente de quem esteja no comando, poderão cumprir o que está sendo feito agora por uma equipe técnica de pessoas fantásticas que seguem diretrizes que serão implantadas em nosso município”, explica o prefeito.

Marden frisou ainda sobre a preocupação em preservar o patrimônio histórico de Trindade.

“Conservar o que temos de melhor é uma missão. Buscamos o desenvolvimento, mas a partir da valorização das nossas origens, raízes, afinal de contas a cidade tem 103 anos de história”, aponta.

“O trabalho é em conjunto com a equipe técnica que, com certeza, vai trazer muita riqueza de detalhes para que possamos promover o desenvolvimento, mas a partir do necessário e importante cuidado com nossa tradição”, destaca.

O trabalho, já iniciado, conta com a colaboração dos moradores para que o diagnóstico seja o mais verdadeiro possível da realidade do município, como explica a secretária de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, Tayná Barbosa.

“O diagnóstico é feito a partir de visitas de casa em casa para fazer uma pesquisa. Precisamos da colaboração de todos para diagnosticar de forma correta como acontecem as coisas no nosso município, e como podemos colaborar para melhorar a vida de cada cidadão”, explica a secretária.

Para a realização desse trabalho, a prefeitura de Trindade conta com a organização e parceria de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-oeste (ITCO). A Câmara Municipal de Trindade também disponibilizou apoio.

“Para nós, é uma satisfação imensa receber todas essas pessoas e o plano diretor que vai mudar a história de Trindade. Pode contar com essa Casa de leis”, afirmou o primeiro-secretário da Câmara Municipal, Maurinho de Paula, ao cumprimentar o prefeito Marden Júnior.

O governador Ronaldo Caiado foi representado no evento pela subsecretária de Políticas de Habitação e Gestão da Informação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Eliane Simonini.

“O governador me pediu para trazer o recado do quanto Trindade cresce e é importante para o desenvolvimento do Estado de Goiás, tanto no cenário político quanto econômico. Vejo aqui tantas autoridades que são relevantes”, pontua Eliane Somonini.

“Sem a sociedade civil, o município realmente não consegue fazer um plano que se adeque às necessidades e ao que é definitivamente essencial”, ressalta a subsecretária.

A solenidade contou com as presenças de Cristiano Galindo (deputado estadual), Rui Pires (assessor do secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades), Neri Karita (OAB/GO), desembargador Anderson Máximo de Holanda (TJ/GO), professor Josiel Carvalho (vice-reitor da UFG), Murilo Guimarães Ulhôa (diretor da CMTC), Adailton Ferreira Trindade (diretor financeiro da Agehab), Leygton Moreira (gerente regional da Saneago na região metropolitana de Goiânia), Carlos Alberto Moura Júnior (presidente da Codese), Antônio de Pádua Teixeira (assessor institucional do Crea/GO).

Também estiveram presentes, Floriano Gomes (superintendente Secovi/GO), Neli Cárita Máximo (Caixa de Assistência dos Advogados), Maria de Fátima Abreu (gerente de Políticas e Programas do Entorno do Distrito Federal), Elcileni de Melo Borges (gerente de Políticas e Programas da Região Metropolitana de Goiânia), Professores Selomar e Érika Kneib (UFG).

Participaram, ainda, os vereadores Fernandinho da Habitação, Wender Bodin, Cleitinho do Flori, Maurinho de Paula, Amigo Leobino, Baiano do Esporte e Márcia do Edmilson.

Compartilhar em:

Notícias em alta