Hoje é 20 de abril de 2024 13:29
Hoje é 20 de abril de 2024 13:29

Polícia Federal cumpre mandados de prisão em Goiás contra suspeitos de participar do ataque às sedes dos Três Poderes

Nova fase da Operação Lesa Pátria acontece em todo Brasil; agentes estão nas ruas para cumprir 10 mandados de prisão e outros 16 de busca e apreensão contra pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os ataques
A 14ª fase da Operação Lesa Pátria acontece em todo o Brasil | Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre, em Goiás, mandados de prisão contra dois suspeitos de participar de atos golpistas praticados em 8 de janeiro. Segundo a corporação, também são cumpridos 2 mandados de busca e apreensão. A operação acontece na manhã desta quinta-feira (17/8).

Até o fechamento desta matéria, a polícia não havia informado os nomes das cidades goianas em que são cumpridos os mandados, que foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A nova fase da Operação Lesa Pátria acontece em todo Brasil. No total, agentes estão na rua para cumprir 10 mandados de prisão e outros 16 de busca e apreensão contra pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, os alvos da 14ª fase da Operação Lesa Pátria são suspeitos de terem fomentado o movimento violento chamado de “Festa da Selma”, que era, em verdade, codinome previamente utilizado para se referir às invasões.

Ainda, segundo a PF, o termo Festa da Selma foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos. Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído.

Em relação aos mandados de prisão, são cumpridos 2 no Distrito Federal, 2 em Goiás, 1 na Paraíba, 2 no Paraná e 3 em Santa Catarina.

Sobre as buscas, estão sendo realizadas 1 na Bahia, 1 no Distrito Federal, 2 em Goiás, 2 na Paraíba, 2 no Paraná e 2 em Santa Catarina.

Ataque às sedes dos Três Poderes

A invasão das sedes dos Três Poderes aconteceu em janeiro deste ano. Na ocasião, bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto após confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Os participantes dos atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras. Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta. Todavia, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Vidraças da sede do Congresso foram quebradas.

Além disso, os policiais também usaram bombas de efeito moral com o objetivo de conter os participantes do ato antidemocrático.

Compartilhar em:

Notícias em alta