Hoje é 19 de maio de 2024 03:12
Hoje é 19 de maio de 2024 03:12

Novo sistema da prefeitura libera projetos arquitetônicos em Goiânia no mesmo dia

Programa online analisará licenciamento de habitações dos tipos unifamiliar, geminada e seriadas, com até quatro unidades
Prefeito Rogério Cruz lança novo serviço online, que passa a integrar a plataforma SimplificaGoiânia com promessa de dar praticidade e agilidade a processos na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação // Foto: Jucimar Sousa

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), apresentou nesta segunda-feira (6/5) o novo sistema de aprovação de projetos arquitetônicos na cidade, que agora faz parte da plataforma SimplificaGoiânia. Administrado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), o sistema opera inteiramente pela internet e, após receber os parâmetros do responsável técnico interessado, emite a aprovação do projeto no mesmo dia. O propósito é simplificar e acelerar o processo.

Lançada em agosto de 2023, a plataforma SimplificaGoiânia visa agilizar os serviços oferecidos pela administração municipal, utilizando inteligência artificial. Com o novo sistema, alinhado ao Plano Diretor de Goiânia e às legislações adicionais sobre obras e urbanismo, o licenciamento de habitações unifamiliares, geminadas e seriadas, com até quatro unidades, será analisado de forma simplificada e eletrônica.

“O cidadão não aguenta mais esperar um processo rolando um, dois, três anos na prefeitura. Aqui temos pessoas que geram renda e emprego para a cidade, pessoas que pagam suas taxas, seus impostos e colaboram com o município. Então temos que respeitar essas pessoas. Vocês fazem parte dessa transformação e quem ganha é a cidade”, comentou o prefeito Rogério, durante o lançamento da nova ferramenta.

“É uma determinação do nosso prefeito Rogério, desde que assumimos a Seplanh, para dar agilidade maior ao nosso sistema de aprovação, que era feito com análise física dos projetos”, afirma o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran de Sousa Ribeiro

Junto com o sistema, entrou no ar um canal no Whatsapp que ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, por onde o cidadão poderá tirar as dúvidas sobre a novidade.

Excelente benefício para o município e para os profissionais’

A novidade recebeu elogios de entidades ligadas ao ramo imobiliário e arquitetônico. Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Felipe Melazzo parabenizou o prefeito e destacou a importância de Goiânia no cenário de imóveis.

“Sua gestão tem comprometimento com a cidade, o cidadão e servidores. Goiânia é o terceiro maior mercado imobiliário do país, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, e a Seplanh tem uma grande participação nisso, porque, se não fosse a Seplanh, a gente não daria vazão à construção desses empreendimentos. Vocês estão de parabéns”, disse o representante classista.

Outro que destacou a vantagem do novo sistema foi o vice-presidente do Conselho de Arquitetura de Urbanismo de Goiás (CAU/GO), Andrey Machado.

“É um excelente benefício para o município, para os profissionais. Sabendo que esse modelo digital vai dar mais celeridade para o processo, ganham tanto a Secretaria como o próprio mercado”, finalizou.

Compartilhar em:

Notícias em alta