Hoje é 16 de abril de 2024 11:04
Hoje é 16 de abril de 2024 11:04

Marden Júnior realiza 1º Encontro de Carreiros e Cavaleiros de Trindade e garante apoio a romeiros

Evento reuniu grupos de diversos municípios goianos que se preparam para participar da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno, maior evento religioso do Centro-Oeste, que acontece entre 23 de junho e dois de julho

O prefeito Marden Júnior realizou, no sábado (27/5), o 1º Encontro de Carreiros e Cavaleiros de Trindade. Em uma chácara do município estiveram reunidos prefeitos e representantes dos municípios de Anicuns, Bela Vista de Goiás, Caturaí, Petrolina de Goiás, Damolândia, Santa Bárbara de Goiás, Campestre, Nazário, Itaberaí e Itumbiara.

Os grupos já estão organizados para que possam participar da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno, que acontece entre os dias 23 de junho e dois de julho. A presença dos carreiros e cavaleiros faz parte das tradições do maior evento religioso do Centro-Oeste brasileiro.

O local do 1º Encontro de Carreiros e Cavaleiros teve foi decorado com bandeiras do Divino Pai Eterno. Para tornar ainda mais próximo ao que acontece nos pousos e nos caminhos que levam a Trindade, foi organizado um almoço com comidas típicas, como o arroz carreteiro.

O prefeito Marden Júnior agradeceu a presença de todos e pediu todo o cuidado necessário para que carreiros e cavaleiros sejam recebidos da melhor forma possível.

“Ouvi as demandas de cada romeiro de acordo com as necessidades para que a prefeitura possa apoiar da melhor forma possível, a fim de que possamos ter a romaria mais organizada de todos os tempos”, ressalta Marden.

Participaram representantes de diversos órgãos, como Corpo de Bombeiros e das polícias Rodoviária Estadual e Federal. Todos já estão com os cronogramas de trabalho prontos para garantir segurança aos moradores e aos romeiros que chegam a Trindade a pé, em carros de boi ou em cavalos.

O tenente-coronel Augusto Leão, comandante do 15º Batalhão de Bombeiros em Trindade, acompanhou o encontro e conversou com carreiros e cavaleiros.

“O Corpo de Bombeiros está preparado com um efetivo de aproximadamente 700 homens e mulheres treinados para atender nos 10 dias de romaria. Teremos, além dos veículos como carros e caminhões, moto-resgate e drones espalhados pela cidade para facilitar o monitoramento”, informou o tenente-coronel.

Carreiro elogia iniciativa do prefeito: ‘Só temos a agradecer’

De Caturaí veio o carreiro Osmair, que cumpre uma tradição familiar de chegar à terra do Pai Eterno em carros de boi. Ele parabenizou a realização do encontro.

“O prefeito Marden Júnior dá muito apoio para todos nós, e temos a certeza de que a romaria desse ano vai ser muito boa. Só temos a agradecer. Precisamos de mais encontros assim, desse aconchego, de estar com companheiros para trocar ideias e organizar a romaria”, concluiu.

Estiveram presentes os prefeitos Fernando Capuzzo (Campestre), João Batista Carvalho, o Ferruja (Nazário), Paulo César do Nascimento (Anicuns), Job Martins de Deus (Santa Bárbara de Goiás), Nárcia Kelly (Bela vista de Goiás) e Tiago Pacheco (Petrolina de Goiás). O município de Itumbiara enviou representante.

Compartilhar em:

Notícias em alta