Hoje é 22 de maio de 2024 11:21
Hoje é 22 de maio de 2024 11:21

Icuman Lab começa no domingo (05) com produtores e roteiristas de todo o Brasil

O projeto está em sua 8ª edição e oferece consultorias para impulsionar a produção das obras audiovisuais selecionadas
Icuman Lab oferece consultorias para impulsionar a produção das obras audiovisuais selecionadas Foto: Reprodução

O Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste divulgou a programação para o 8º Icumam Lab, projeto que tem o objetivo de impulsionar as produções audiovisuais selecionadas. A edição recebeu sessenta candidaturas, das quais nove foram escolhidas para integrar o evento que vai acontecer dos dias 5 a 12 de maio na Pousada Monjolo, em Nerópolis-GO.

A Comissão de Seleção, composta pela cineasta, produtora e curadora Flavia Candida, pelo professor e pesquisador Rafael de Almeida, e pela roteirista, documentarista e pesquisadora documental Luana Rocha, escolheu nove projetos: três longas-metragens de ficção – Famigerada (GO), Divino (DF) e Uma Fresta (GO); três projetos de séries de TV de ficção – Luzes no céu (GO), Senhor dos afogados (MT) e Perícia psicológica (DF); e três documentários de longa-metragem – Antropólogo Aprendiz (MT), El-mar (DF) e É só amor (DF).

A diretora do 8º Icuman Lab, Maria Abdalla, explicou que o projeto funciona de forma imersiva com reuniões individuais, atividades em grupo, pitching e premiação. “Na última edição presencial, a reunião de todos os participantes em um hotel fazenda no interior de Goiás por uma semana era, por si só, um convite à imersão. Para 2024, nossa expectativa é receber todos os diretores e produtores selecionados, para explorarem ao máximo seus projetos com nossa equipe de tutores altamente qualificados”, enfatiza a organizadora.

A programação conta também com uma palestra aberta ao público que acontece no dia 11 de maio, sábado, às 15 horas, que será o Estudo de Caso da Série Cangaço Novo. Os criadores e roteiristas Eduardo Melo e Mariana Bardan irão explicar os desafios da sua jornada de dez anos para que a ideia escrita no papel chegasse às telas.

Eduardo Melo e Mariana Bardan irão explicar os desafios para a criação da série Cangaço Novo Foto: Reprodução

Para os participantes do Laboratório, serão realizadas várias palestras exclusivas, sendo elas: “Circuitos Internacionais”, com Rafael Sampaio; “Estrutura e elementos do Pitching”, com Fernanda De Capua; e “Distribuição e Mercado Audiovisual”, com o distribuidor Felipe Lopes, que irá discutir oportunidades no mercado audiovisual nacional e internacional, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo.

Os projetos serão acompanhados por tutores que virão de várias regiões do Brasil para contribuir no desenvolvimento das obras selecionadas. Essa equipe é formada por Fernanda De Capua (roteirista, diretora e produtora), Letícia Simões (roteirista e diretora), Maíra Bühler (diretora e roteirista), Maíra Oliveira (roteirista e diretora), Mylena Mandolesi (produtora), Rafael Sampaio (produtor) e Rodrigo Letier (produtor).

Ao final do Laboratório, o projeto de longa-metragem que mais se destacar ganhará uma premiação de R$ 5 mil fornecida pelo Projeto Paradiso. Além disso, serão oferecidos R$ 15 mil em serviços de pós-imagem pela Mistika, 36 horas de correção de cor da DOTCINE, consultoria do melhor projeto de documentário, oferecida pela Vermelho Filmes, e mentoria de 2 horas online com a roteirista de séries de TV Julia Priolli, para o melhor projeto de séries de TV de ficção.

O júri será composto por Carina Shulze (roteirista e produtora), Eduardo Melo (roteirista), Felipe Lopes (distribuidor e diretor), Júlia Priolli (roteirista executiva de streaming) e Mariana Bardan (roteirista).

O 8º Icumam Lab é um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O evento ainda tem o apoio de Patrocínio Rodonaves Transportes, BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes, Pousada Monjolo e Sebrae-GO.

A programação completa e datas para fazer a inscrição nas futuras edições do projeto podem ser encontradas no site do 8º Icumam Lab: www.icumam.com.br.

Compartilhar em:

Notícias em alta