Hoje é 20 de abril de 2024 13:20
Hoje é 20 de abril de 2024 13:20

IBGE divulga Disque-Censo para moradores de Aparecida que ainda não responderam pesquisa

Ferramenta está disponível para todos os municípios de Goiás e tem como objetivo alcançar os residentes goianos que não receberam a visita do recenseador que coletam as informações

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está divulgando o Disque-Censo para os moradores de Aparecida de Goiânia que ainda não responderam ao questionário do Censo Demográfico 2022. Para agendar a coleta de dados, é só ligar no número 137.

O Disque-Censo está disponível para todos os municípios de Goiás e tem como objetivo alcançar os residentes goianos que não receberam a visita do recenseador que coletam as informações. 

De acordo com o IBGE, em Aparecida de Goiânia, apenas 82% dos habitantes tiveram os dados coletados. Conforme a prévia da população calculada com base nos resultados até 25 de dezembro, o município possui de 500.760 habitantes em 2022.

“Temos convicção suficiente para afirmar que Aparecida já ultrapassa o número de 600 mil moradores, contudo, ainda resta muita gente para coletar dados”, destaca o prefeito de Aparecida Vilmar Mariano.

“O Censo Demográfico é fundamental para a definição de políticas púbicas e a tomada de decisões dos governos estaduais e federal para distribuição dos recursos. Por isso o aparecidense deve fazer questão de responder ao Censo”, conclui o prefeito.

Ausência dos residentes é o maior desafio

Os recenseadores visitam as residências várias vezes e em horários diferentes. Ainda assim, um dos maiores desafios do recenseamento é a ausência dos residentes. 

Quem ainda não respondeu o questionário, a  orientação é para ligar no 137 do Disque-Censo, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 21h30, e agendar a visita. O serviço é totalmente gratuito e será disponibilizado até o final de janeiro de 2023.

Além disso, é importante destacar que a entrevista não será feita por telefone, mas presencialmente e que a ligação não parte do IBGE e, sim, da população. Isso significa que o IBGE não liga para o informante solicitando informações.

Compartilhar em:

Notícias em alta