Hoje é 18 de abril de 2024 14:18
Hoje é 18 de abril de 2024 14:18

Governo de Goiás prorroga campanha de vacinação contra gripe

Decisão ocorreu porque cobertura vacinal no estado está abaixo dos 50%, bem distante do índice ideal de 90% e os números de óbitos cresceram nas últimas semanas
Atualmente, pessoas acima de seis meses de idade podem se vacinar contra a gripe em Goiás | Foto: Secom Governo de Goiás
Atualmente, pessoas acima de seis meses de idade podem se vacinar contra a gripe em Goiás | Foto: Secom Governo de Goiás

A campanha de vacinação contra gripe que se encerraria nesta quarta-feira (31/5) em todo estado de Goiás, foi prorrogada por conta da baixa procura. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde a cobertura vacinal dos grupos prioritários está em apenas 46,74%, longe de atingir a cobertura ideal de 90%. 

Além disso, o número de óbitos também cresceu nos últimos meses. Em 20 dias, o número de mortes dobrou, afetando principalmente as crianças e idosos.

“Estamos chegando no período de férias, quando muitas famílias viajam. Se vacinar é a melhor alternativa para garantir que as crianças estejam saudáveis para isso”, aponta a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

Atualmente, pessoas acima de seis meses de idade podem se vacinar contra a gripe em Goiás. E, de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, um levantamento será feito nesta quarta-feira (31/5) para saber o quantitativo de doses nos municípios goianos e assim o estado decidir quanto tempo vai prorrogar.

No ano passado, a campanha de vacinação foi prolongada até agosto. Flúvia Amorim explica que, até 2021, alcançar a cobertura vacinal não era um problema. Naquele ano, um milhão de doses foram aplicadas no público-alvo de 1,6 milhão de pessoas.

Flúvia lembra ainda que o inverno está chegando e com a aproximação surge também a necessidade de aumentar a cobertura vacinal.

“A umidade do ar e a temperatura abaixam, o que aumenta os casos de doenças respiratórias”, explica.

Compartilhar em:

Notícias em alta