Hoje é 21 de maio de 2024 08:06
Hoje é 21 de maio de 2024 08:06

Governo de Goiás anuncia recursos para eventos culturais e turismo

Pacote estimado em R$ 546 milhões devem garantir realização de eventos como Fica, TeNpo e Canto da Primavera, além de festas de Carnaval de Goiânia e interior
Anuncia de investimento para a cultura e fomento ao empreendedorismo foi feito pela coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado // Fotos: Portal NG

O Governo de Goiás lançou esta semana um pacote de investimentos de R$ 546 milhões para a cultura e fomento ao empreendedorismo em regiões turísticas do estado. O anúncio foi feito pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, durante evento com apresentações artísticas no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, na quinta-feira (01/02).

“Nada é mais forte do que a cultura de um povo e aqui em Goiás temos que manter isso vivo. O investimento em cultura tem que ser política não de governo, mas de Estado”, ressaltou Gracinha.

“Temos a obrigação de garantir oportunidades para as pessoas”, completou a primeira-dama ao destacar a importância da geração de empregos por meio da cultura e do turismo.

Os recursos, que envolvem as secretarias da Cultura e da Retomada, serão direcionadas para a realização das próximas edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo), Procissão do Fogaréu e Canto da Primavera, além de festividades tradicionais como as Cavalhadas. Também estão confirmados repasses para shows gratuitos do projeto Claque Cultural, do Fundo de Arte e Cultura (FAC) e do Programa Goyazes.

Durante o evento foi assinado um Termo de Parceria Institucional entre o Governo de Goiás, por meio da secretaria da Retomada, e o Sistema Fecomércio/Sesc, para a realização dos eventos culturais em 2024 e fortalecimento do turismo e economia nos municípios goianos. O titular da Retomada, César Moura, explicou que o Claque Cultural foi destaque nacional e receberá mais investimentos neste ano.

“A maior maratona cultural do Brasil é do estado de Goiás, em parceria com o Sesc. Fomos intimados pelo governador a continuarmos com esse título, por isso teremos novamente o Claque e com um investimento maior na área de gastronomia”, assegurou o secretário.

A secretária da Cultura, Yara Nunes, explicou que o fortalecimento do setor em Goiás tem passado por uma crescente nos últimos anos, desde a criação da pasta pela atual gestão. O ano de 2024, segundo a secretária, será estratégico para consolidar o apoio às mais diversas manifestações da cultura goiana em todas as regiões.

“Vamos conseguir chegar até as pessoas e não aguardar que seus projetos cheguem até nós, principalmente pensando nas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. A cultura também faz parte do Goiás Social”, explicou Yara.

Investir em cultura é investir na valorização do cidadão’

Para o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi (foto), o investimento da instituição é “contrapartida para um Estado que tem entregado muito em todas as áreas”. Ele garantiu que o Sesc/Senac continuará investindo na cultura em parceria com o estado, além de realizar eventos próprios.

“Investir na cultura, no turismo, é um grande negócio, porque faz circular a economia, gera renda e todos ganham”, disse Baiocchi.

“Investir em cultura é investir na valorização do cidadão, na valorização do estado de Goiás, razão pela qual o Sesc tem um grande carinho pela cultura e pelo turismo”, acrescentou.

O evento contou ainda com a presença do superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Neto, e do diretor regional Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim.

Ações contemplam Carnaval e Passaporte Goiano

Uma das ações contempladas pelo programa, denominado Impulso Goiás é o apoio às festas de Carnaval em cidades do interior como Três Ranchos, Jaraguá e Aruanã. Em Goiânia, além de patrocinar blocos, o governo cedeu espaço para troca e venda de abadás, customizados por alunos de moda da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e por costureiras formadas em cursos dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs). O evento ocorrerá neste sábado (03/02), com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc). A primeira-dama visitou o espaço e conheceu os abadás que viraram tendência na folia deste ano.

Durante o evento, o Governo de Goiás lançou ainda o Passaporte Goiano, em parceria com a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O passaporte é ilustrado com fotos de atrativos turísticos das 11 regiões que englobam os 95 municípios do Mapa do Turismo goiano. O documento tem espaço para anotações das visitas com data e assinatura de quem recebe o turista.

“As pessoas poderão dar sua opinião dos locais que visitou, se foi bom ou ruim, e ainda dar sugestões de melhoria. Nossa ideia, além de fomentar as visitas, é melhorar cada vez mais o turismo, cultura e desenvolvimento do estado de Goiás”, ressaltou o deputado estadual, Coronel Adailton.

Iniciativa é elogiada por autoridades

O deputado estadual Virmondes Cruvinel (foto) considera a iniciativa do Governo estadual “muito positiva”: “Vejo ações concretas acontecendo, com planejamento estratégico e retomada de atividades artísticas e culturais nos municípios, em parceria com prefeitos e artistas”.

Mariana Gidrão, superintendente da Mulher também elogiou o programa. Para ela, a iniciativa vai ajudar a gerar emprego e movimentar a economia.

Na mesma linha, a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos), lembrou da importância de investimentos na cultura para desenvolvimento dos municípios, principalmente devido à falta de recursos próprios nas cidades menores.

“Quando se promove a capacitação de profissionais da cultura de um município polo, como Porangatu, incentiva a participação e qualificação de profissionais, artistas, de vários municípios vizinhos”, disse ao PORTAL NG.

Compartilhar em:

Notícias em alta