Hoje é 22 de maio de 2024 10:52
Hoje é 22 de maio de 2024 10:52

Aparecida de Goiânia receberá obras do Novo PAC em saúde e esporte

Município teve cinco propostas aprovadas pelo Governo Federal, incluindo um Centro de Atenção Psicossocial, uma Policlínica e duas Unidades Básicas de Saúde Porte II
Anúncio da classificação de Aparecida de Goiânia foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, no dia 7 de março, em Brasília, em evento com participação do presidente Lula // Foto: Henrique Raynal/CC

Aparecida de Goiânia vai receber cinco obras do Governo Federal, por meio do Novo PAC Seleções (Programa de Aceleração do Crescimento), programa que, nesta primeira etapa, destina R$ 65,4 bilhões para seleções de obras com participação dos estados e municípios. O anúncio da classificação ocorreu no dia 7 de março, em Brasília, em evento com participação do presidente Lula.

O município de Aparecida de Goiânia recebeu aprovação para obras que correspondem aos subeixos Saúde – Atenção Especializada e Atenção Primária, e Esporte. A saúde vai ganhar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), uma Policlínica e duas Unidades de Saúde (UBS) Porte II.

Na área do esporte, a cidade será contemplada com o Espaço Esportivo Comunitário, constituídos por equipamentos esportivos, bem como locais e mobiliários públicos indutores de convivência coletiva.

“É mais um ganho para a cidade. Com nossas propostas selecionadas, Aparecida vai receber investimentos que irão melhorar o acesso a serviços de saúde e esporte em nossa cidade”, comemorou o prefeito Vilmar Mariano.

Durante anúncio dos municípios contemplados, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que coordena as ações e os planejamentos do Novo PAC, falou sobre os critérios que foram seguidos pelas áreas técnicas dos ministérios para selecionar os projetos.

“As cidades selecionadas foram aquelas que têm os piores indicadores econômicos e sociais, com a menor receita per capita, ou seja, buscamos fazer justiça e equidade no tratamento dos municípios. Os critérios foram bem objetivos. Nós priorizamos municípios que não têm nenhuma creche sendo construída, por exemplo, para receber a obra de uma creche”, explicou.

Investimentos vão ampliar a oferta de serviços à população’

Einstein Paniago, secretário da Fazenda de Aparecida de Goiânia

Segundo a prefeitura de Aparecida de Goiânia, os Espaços Esportivos Comunitários são constituídos por campo de futebol com grama sintética, meia quadra de basquete, pista de caminhada, parquinho infantil, bem como locais e mobiliários públicos indutores de vínculos comunitários e incentivadores de uma vida saudável para todas as idades.

Já os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) atendem pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, a partir de abordagem humanizada e inclusiva no tratamento. Com a Seleção, é ampliada a rede de cuidados em saúde mental para crianças, adolescentes e jovens, e pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, com prioridade para oferta de atendimento 24 horas.

O Novo PAC Seleções investe também na construção de Policlínicas Regionais, que vão beneficiar pessoas com estrutura para o atendimento com médicos de diferentes especialidades, definidas com base no perfil epidemiológico da população. Além disso, a população será atendida com a realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e pequenos procedimentos.

Para aumentar a oferta de serviços de Atenção Primária à Saúde, o Novo PAC Seleções constrói novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ampliando a cobertura da Estratégia Saúde da Família e beneficiando pessoas com maior acesso a consultas médicas, exames, radiografias e outros procedimentos.

“O governo avaliou, conforme critérios do programa, e Aparecida foi selecionada para obras do Novo PAC. É de suma importância receber esse resultado e saber que a cidade vai receber importantes investimentos que vão ampliar a oferta de serviços à população de Aparecida”, acrescenta o secretário municipal de Fazenda, Einstein Paniago.

Compartilhar em:

Notícias em alta