Hoje é 22 de maio de 2024 11:29
Hoje é 22 de maio de 2024 11:29

Aparecida de Goiânia é 18º melhor município do país em ranking de saneamento

Em um ano, cidade goiana ganhou 34 posições no levantamento do Instituto Trata Brasil, que leva em conta o atendimento e nível de eficiência
Para o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, avanços são resultado de investimentos e dos esforços do governador Ronaldo Caiado em melhorar a infraestrutura de saneamento básico // Foto: Arquivo

Aparecida de Goiânia está entre os melhores municípios no Ranking do Saneamento 2024 divulgado nesta quarta-feira (20/3) pelo Instituto Trata Brasil em parceria com GO Associados, com foco nos 100 municípios mais populosos do país. A cidade goiana aparece na 18ª melhor posição no estudo, que leva em consideração três “dimensões” do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência.

Os primeiros colocados no são Maringá (PR), São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP). Goiânia aparece na 19ª posição, logo atrás de Aparecida.

Para produzir a 16ª edição do ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades. Aparecida de Goiânia ganhou, em um ano, 34 posições, já que no ranking do ano passado estava em 52º lugar.

“Os avanços são resultado de investimentos e dos esforços do governador Ronaldo Caiado, quando assumiu o governo do estado, em melhorar a infraestrutura de saneamento básico. Esse foi o marco principal e acredito que em no máximo dois anos teremos a universalização do tratamento da água e do esgoto em Aparecida. A parceria da prefeitura com o governo estadual tem feito toda essa diferença”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.

Secretário de Infraestrutura, Mário Vilela; presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, e prefeito Vilmar Mariano

O serviço de saneamento básico em Aparecida de Goiânia é concessão da Saneago, empresa controlada pelo Governo do Estado. A empresa BRK Ambiental é subdelegada da Saneago para os serviços de esgotamento sanitário.

O investimento médio em saneamento por habitante em 2022 em Aparecida foi de R$ 463,28, o que ajudou à melhoria no ranking. A cidade atingiu nota 10 (máxima) em melhoria do atendimento e nível de eficiência.

“A cidade vem apresentando uma sólida melhora de seus indicadores nos últimos anos, atingindo progresso para universalizar o saneamento básico, o que significa que 93,64% de sua população têm acesso a água tratada e 76,46% com coleta de esgoto. Em 2008, apenas 18% da população era beneficiada com saneamento”, informa a prefeitura.

O secretário municipal de Infraestrutura, Mário Vilela, afirma que o volume de investimentos é resultado de uma gestão comprometida com políticas públicas.

“Esse resultado demonstra determinação, gestão financeira e condições de governança, parceria entre governo estadual e município, para aplicar recursos e evoluir com obras na cidade. E o resultado é visto na melhoria do atendimento à população”, afirmou.

Compartilhar em:

Notícias em alta