Hoje é 19 de maio de 2024 03:03
Hoje é 19 de maio de 2024 03:03

Ao lado de Caiado, Vilmar Mariano entrega nova maternidade de Aparecida de Goiânia

Unidade tem capacidade para 101 leitos de atendimento obstétrico, sendo que 30 já estão em funcionamento, sendo 10 UTIs neonatais, as primeiras da rede pública do município
Prefeito Vilmar Mariano e governador Ronaldo Caiado na inauguração da Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana, localizada no Setor Garavelo Residencial Park: unidade oferece atendimento de excelência para mães que queiram dar à luz no município // Fotos: Wesley Costa/PORTAL NG

Ao lado do governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, entregou oficialmente à população, nesta quinta-feira (02/05), a Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana, no Setor Garavelo Residencial Park. A unidade tem 30 leitos de atendimento obstétrico em funcionamento — 10 deles dedicados a terapia intensiva, sendo as primeiras UTIs neonatais do município.

A nova maternidade é resultado da aquisição, por parte do município, da unidade hospitalar onde funcionava o Hospital Garavelo. A desapropriação foi assinada em março deste ano e teve investimento de R$ 36 milhões da prefeitura.

Durante coletiva, Vilmar Mariano mencionou que a antiga maternidade municipal Marlene Teixeira, que tinha 20 leitos, não comportava o atendimento de Aparecida, devido ao elevado crescimento populacional, o que exige uma estrutura maior.

“A Marlene Teixeira é uma maternidade que foi feita para uma cidade de 120 mil habitantes. Por isso aconteceram alguns percalços. Mas estamos preparados para que o que aconteceu lá não aconteça aqui. Estamos prontos para fazer um trabalho de excelência para as pessoas que queiram ter as suas crianças aqui”, disse o prefeito.

Durante o evento, o governador destacou o apoio do Governo de Goiás à Prefeitura de Aparecida no processo de ampliação do serviço de saúde prestado à população.

“Hoje nós estamos dando a oportunidade para que centenas e milhares de pessoas que moram em Aparecida possam ter aqui um tratamento qualificado, uma maternidade com padrão de excelência para poder dar aqui condições para que as pessoas tenham no período anterior e após o parto todo um controle. Isso faz parte do complexo do tratamento de saúde do estado de Goiás”, comentou o governador.

“Quanto mais tivermos parcerias, mais a população está bem atendida. É o momento de aplaudir todos aqueles que tornaram realidade esse hospital público”, acrescentou Caiado.

A maternidade está com 30 leitos em pleno funcionamento, com previsão de 60 até o fim do ano e capacidade para 101. O local tem as primeiras UTI’s neonatais públicas da cidade e funciona 24 horas por dia, todos os dias, oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial às gestantes. Todo o atendimento ocorre via Sistema Único de Saúde (SUS), mantido em parceria entre Governo federal, estados e municípios.

Parceria com Governo Caiado rende bons frutos para população, diz Vilmar

Durante a inauguração, o prefeito Vilmar Mariano declarou que a parceria com o Governo de Goiás rende “bons frutos” para população. Ele também elogiou Caiado por cumprir pontualmente os repasses para a saúde dos municípios.

“O que a gente se propõe a fazer, o senhor (Caiado) tem feito para o estado: saúde de qualidade, segurança de excelência e uma gestão ímpar”, disse ele.

À reportagem do PORTAL NG, o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães (foto), classificou a inauguração da nova maternidade como “um sonho” para a cidade.

“Temos hoje uma maternidade digna. Colocamos pra funcionar há dois meses e já fizemos quase 200 partos e mais de 1700 atendimentos”, relatou Magalhães, que explicou ainda que a prefeitura está redefinindo como funcionará a antiga maternidade Marlene Teixeira.

“Possivelmente será um centro de atendimento à mulher”, adiantou.

Agora, todas as mãezinhas vão querer ter seus filhos aqui’

Sulnara Santana, primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social

A nova unidade está aberta 24 horas por dia, oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial. A maternidade funciona de portas abertas e também por regulação, isto é, atendendo pacientes encaminhados pelo órgão regulador.

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Sulnara Santana, agradeceu a homenagem à sua mãe, Maria da Cruz Gomes Santana, moradora da região e que dá nome à maternidade. Ela também destacou a importância da nova unidade de saúde para a dignidade da população aparecidense.

“Fico lisonjeada e tenho certeza que, daqui pra frente, todas as mãezinhas vão querer ter seus filhos aqui na maternidade nova Maria da Cruz”,

O ex-prefeito Gustavo Mendanha também participou do evento de inauguração e destacou que a nova maternidade resgata um sonho de prefeitos que já administraram a cidade.

“Nós sonhamos — eu, Maguito, todos os prefeitos que passaram — ter uma maternidade com a grandeza da cidade. A partir de agora, toda mamãe terá a oportunidade de que seu filho nasça em Aparecida de Goiânia”, ressaltou.

Também participaram da inauguração, o deputado federal Rubens Otoni (PT); o deputado estadual Veter Martins (PRD); os ex-deputados João Campos (Avante) e Leandro Vilela (MDB), vereadores e secretários municipais, além de outras lideranças comunitárias e empresariais, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel (União Brasil), pré-candidato a prefeito de Goiânia.

Compartilhar em:

Notícias em alta