Hoje é 16 de abril de 2024 11:59
Hoje é 16 de abril de 2024 11:59

​Alego agora tem tramitação digital de projetos de lei e cria aplicativo para melhorar interação

Segundo Bruno Peixoto, ferramentas colocam a Assembleia Legislativa de Goiás em uma nova era onde projetos de lei poderão ser apresentados de forma eletrônica, reduzindo drasticamente o uso de papel e trazendo maior agilidade ao trabalho parlamentar
Deputado Bruno Peixoto, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás: objetivo é dar maior publicidade às ações dos parlamentares, para que população possa acompanhar o trabalho em tempo real // Foto: Divulgação

Em uma reunião conjunta que envolveu diretores e secretários ligados às seções de protocolização, Tecnologia da Informação (TI), entre outros, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), anunciou, na manhã de terça-feira (19/9), duas inovações na maneira como o parlamento goiano opera. O foco das medidas, segundo Bruno, é a eficiência, economicidade e transparência.

A primeira novidade é o lançamento de uma nova tecnologia dentro do sistema Alego Digital, que permitirá que parlamentares apresentem projetos de lei de forma totalmente eletrônica. Essa mudança eliminará o processo legislativo em papel, decretando que o papel deixará de ser usado na tramitação de projetos de lei.

A transição para o formato digital, além de aprimorar a eficiência e a agilidade dos procedimentos legislativos, também demonstra o compromisso com a preservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de papel de forma significativa.

A segunda novidade anunciada é o lançamento do aplicativo “Deputados Aqui”, uma plataforma que oferecerá novas possibilidades de interação entre a população e o Parlamento goiano. Com o aplicativo, os cidadãos terão acesso facilitado às ações dos deputados estaduais, acompanhando e interagindo com o trabalho legislativo.

Segundo Bruno Peixoto, as medidas estão alinhadas com o objetivo da Alego de se tornar o legislativo mais transparente do Brasil. Com essas inovações, a população terá mais acesso aos projetos apresentados e ao trabalho dos parlamentares na palma da mão.

“Estivemos aqui reunidos com nossa diretoria de tecnologia, transparência e protocolo, todos unidos para dar maior publicidade às ações dos deputados e deputadas, para que você acompanhe nosso trabalho dia a dia e agora em tempo real”, afirmou o presidente da Alego.

O aplicativo “Deputados Aqui” proporcionará acesso não apenas às ações dos parlamentares, mas também a conteúdos como filmes e documentários produzidos por artistas goianos, além da possibilidade da apresentação de projetos de lei por parte da sociedade goiana.

Estamos promovendo a transparência e modernizando as ações da Assembleia Legislativa’

O lançamento do aplicativo e a digitalização dos processos legislativos – segundo Bruno Peixoto – representam um marco para a Assembleia Legislativa de Goiás, que, a partir de agora, entra em uma nova era onde projetos de lei poderão ser apresentados de forma eletrônica, reduzindo drasticamente o uso de papel e trazendo maior agilidade para o trabalho parlamentar.

“Com essas inovações, a população goiana poderá acompanhar todas as ações dos deputados e deputadas na palma da sua mão. Estamos servindo a nossa gente, promovendo a transparência e modernizando as ações da Assembleia Legislativa do nosso estado”, destacou Bruno Peixoto.

O secretário adjunto de inovação, Leonardo Rassi, disse que o aplicativo “Deputados Aqui” é uma ferramenta que cria uma porta de entrada mais fácil e mais simples para a sociedade poder interagir direto com o poder legislativo com assembleia legislativa.

“É a grande inovação que vem dentro do aplicativo o qual acreditamos que não tenha similar dentro do país. É mais uma oportunidade para a população interagir e acompanhar de fato em tempo real aquilo que o seu parlamentar está fazendo, propondo e discutindo no Parlamento goiano. E isso é uma grande oportunidade de dar transparência”, destacou.

O diretor adjunto de Tecnologia da Informação, Diego Mendes, por sua vez, destacou que o Alego Digital é a plataforma que a Casa adotou para gestão de documento.

“É a última etapa para que todo processo da Casa seja modernizado, digitalizado. É um grande avanço e que dá uma maior transparência ao trabalho dos deputados”, informou.

O aplicativo “Deputados Aqui” já está em funcionamento e pode ser baixado para dispositivos móveis, proporcionando uma nova forma de interação entre a população e o Parlamento goiano. Além disso, o sistema Alego Digital, que está em operação desde maio de 2022, ganha nova modernização na gestão de documentos e processos na Assembleia Legislativa;.

Compartilhar em:

Notícias em alta